O Hobbit - Personagens

Bilbo Baggins (Martin Freeman) é o personagem principal do filme "O Hobbit - Uma Jornada Inesperada", prelúdio do "Senhor dos Aneis", que estreia em 14 de dezembro no Brasil. Na trama, o Hobbit viaja até a Montanha Solitária acompanhado de um grupo de anões para recuperar um tesouro roubado pelo dragão Smaug

Bilbo Baggins (Martin Freeman) é o personagem principal do filme "O Hobbit - Uma Jornada Inesperada", prelúdio do "Senhor dos Aneis", que estreia em 14 de dezembro no Brasil. Na trama, o Hobbit viaja até a Montanha Solitária acompanhado de um grupo de anões para recuperar um tesouro roubado pelo dragão Smaug.

O veterano ator Ian McKellen interpreta o mago Gandalf no filme

O veterano ator Ian McKellen interpreta o mago Gandalf no filme.

Cate Blanchett vive Galadriel

Cate Blanchett vive Galadriel.

William Kircher é Bifur

William Kircher é Bifur


James Nesbitt é Bofur

James Nesbitt é Bofur

Bombur é intepretado por Stephen Hunter

Bombur é intepretado por Stephen Hunter

Mark Hadlow é Dori

Mark Hadlow é Dori

Graham McTavish vive Dwalin

Graham McTavish vive Dwalin

Dean O'Gorman como Fili

Dean O'Gorman como Fili

Balin é interpretado por Ken Stott

Balin é interpretado por Ken Stott

Gloin é vivido por Peter Hambleton

Gloin é vivido por Peter Hambleton

Andy Serkis é Gollum

Andy Serkis é Gollum

Aidan Turner como Kili

Aidan Turner como Kili

Jed Brophy como Nori

Jed Brophy como Nori

John Callen é Oin

John Callen é Oin

Ori é inpretado pelo ator Adam Brown

Ori é inpretado pelo ator Adam Brown

Richard Armitage vive Thorin

Richard Armitage vive Thorin

Um pouco mais sobre O Hobbit




Bilbo Bolseiro, o protagonista titular, é um hobbit respeitável e conservador. Durante sua aventura, Bilbo muitas vezes se refere ao conteúdo de sua despensa em casa e ao fato de que gostaria de ter mais comida. Com efeito, até encontrar um certo anel mágico, ele é mais um peso do que uma ajuda. Gandalf, um feiticeiro andarilho, introduz Bilbo à uma companhia de treze anões. Durante a jornada, o feiticeiro desaparece em missões secundárias vagamente inusitadas, reaparecendo somente em momentos-chave da história. Thorin Escudo de Carvalho, o orgulhoso e pomposo chefe do grupo de anões e herdeiro do destruído reino sob a Montanha Solitária, comete muitos erros em sua liderança, contando com Gandalf e Bilbo para tirá-lo de problemas; contudo, ele se mostra um grande guerreiro. Por sua vez, Smaug é um dragão que há muito tempo saqueou o reino dos anões do avô de Thorin e que desde então dorme sobre o vasto tesouro.



A trama envolve uma série de outros personagens de importância variável, tais como: os doze outros anões da companhia; dois tipos de elfos: guerreiros tanto endiabrados quanto mais sérios; homens; trolls comedores de gente; gigantes atiradores-de-pedra; orcs maus habitantes de cavernas; aranhas gigantes que vivem em florestas e que podem falar; águias imensas e heróicas que também falam; lobos malignos, ou "wargs", que são aliados dos orcs; Elrond, o sábio; Gollum, uma estranha criatura que habita um lago subterrâneo; Beorn, um homem que pode assumir a forma de um urso; e Bard, um arqueiro triste mas honrado da Cidade do Lago.

Calendários na Terra Média





A Terra-média possui diversos calendários e formas de contar o tempo, de acordo com a região ou raça. Abaixo as formas mais comuns:
Calendário de Imladris: os Elfos, devido à sua longevidade, contavam o tempo em um período chamado yén, que consistia de 144 Anos do Sol. Este yén era divido em 8.766 semanas de seis dias cada uma, chamadas de enquier. Eles também reconheciam o ano solar, que era chamado de coranar ("sol-ao redor") ou loa ("crescimento"). Em Valfenda o loa começava no quinócio de primavera  e era divididos em seis meses ou estações:
tuilë – primavera – 54 dias
lairë – verão – 72 dias
yávië – outono – 54 dias
quellë – esvanecer – 54 dias
hrívë – inverno – 72 dias
coirë – ressurgir – 54 dias
Cinco outros dias, dois entre coirë e tuilë e três entre yávië e hrívë, ampliavam o calendário até 365 dias. Irregularidades era solucionada adicionando um três dias extra a cada 12 anos, exceto no último ano do yén.


Calendário de Númenor: o calendário adotado pelos Homens na Terra-média era chamado Registro dos Reis e bastante similar ao nosso próprio. Tinha uma semana de sete dias, um ano de 365 dias dividido em doze meses (astar) sendo dois com 30 dias e dois com 31 dias. Assim como no calendário da região norte, o ano Numenoriano começava no meio do inverno. Eles mantinham dois dias entre o fim de um ano e o início do próximo (mettarë e yestarë), mas reduziam os dias de meio do ano a um (loëndë, essencialemte adicionando os outros dois dias aos "meses longos" de meio de ano"). Anos bissextos tinham dois dias de meio de ano. Na Segunda e Terceira Erasm, os anos foram registrandos começando no início da Era.
Várias irregularidades ocorreram neste calendário, especialmente seguindo a Queda de Númenor. Em 2060 da Terceira Era, Mardil Voronwë revisou o calendário e a nova versão ficou conhecida como Registro dos Regentes. Todos os meses do Registro dos Regentes tinham 30 dias e existiam dois dias "extras" nos equinócios, tuilérë e yáviérë. Os cinco dias extras (os wquinócios, meio do verão e dois no meio do inverno) era feriados.
Em 3019 da Terceira Era o Reino Reunido adotou um Novo Registro, que começava no equinócio de primavera, como no calendário Élfico (de Valfenda). Os nomes dos meses do Registro estão em Quenya e são:

Narvinyë
Nénimë
Súlìmë
Víressë
Lótessë
Náríë
Cermië
Urimë
Yavannië
Narquelië
Hísimë
Ringarë


Clanedário do Condado: os Hobbits, que adotaram o Registro dos Reis, o alteraram de uma forma diferente do Registro dos Regentes. Como o Registro dos Regentes, eles tinham doze meses de trinta dias e mais cinco dias de feriado. COntudo, eles tinha três dias "extras" no meio do verão e dois no meio do inverno, de forma similar ao calendário Élfico. No Condado os três dias de meio de verão eram chamados de dias Lithe e os dois dias de nmeio de inverno dias Yule. Nos anos bissextos. o dia extra era adicionado aos dias Lithe e chamados Extra-Lithe. A outra inovação no calendário do Condado foi tornar o Dia do Meio de Verão (e o Extra-Lithe) fora da semana, bem como do mês, significando que os dias da semana nãao iriam mudar em relação aos dias do ano. O registro do Condado é o calendário usado no Livro Vermelho do Marco Ocidental, e portanto no Senhor dos Anéis. Ele conta da fundação do Condado até 1600 da Terceira Era.
Os nomes Hobbit dos meses vêm de nomes utilizados na antigüidade ainda no Anduin, e seus significados são freqüentemente obscuros ou esquecidos. São eles:

2 Yule
Pós-Yule
Solmath
Rethe
Astron
Thrimidge
Pré-Lithe
1 Lithe
Dia do Meio do Ano
Extra-Lithe
2 Lithe
Pós-Lithe
Wedmath
Halimath
Winterfilth
Blotmath
Pré-Yule
1 Yule
Em Bri os nomes eram:

2 Yule
Frery
Solmath
Rethe
Chithing
Thrimidge
Lithe
Primeiro Dia de Verão
Segundo Dia de Verão
Terceiro Dia de Verão
Terceiro/Quarto Dia de Verão
Mede
Wedmath
Harvestmath
Wintring
Blooting
Yulemath
1 Yule


No Apêndice D de O Senhor dos Anéis, Tolkien afirma: ‘… 25 de Março, a data da Queda de Barad-dûr, corresponderia ao nosso 27 de Março, se nosso ano começar no mesmo ponto sasonal’. De fato nossos anos não começam no mesmo ponto, estas esta data "Ajustada" representa a data que seria no Calendário do Condado, caso começasse.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...